Podemos definir oclusão estaticamente normal como sendo aquela em que os dentes da arcada superior se posicionam por fora dos dentes da arcada inferior. Esta configuração estática vai permitir que os movimentos funcionais de mastigação, deglutição, fonação e respiração ocorram de maneira adequada. Quando ocorrem alterações no sentido transversal, em que um ou mais dentes da arcada superior ficam posicionados por dentro em relação ao inferior, temos uma má oclusão chamada mordida cruzada posterior. Existe também a mordida cruzada anterior que acontece na região anterior das arcadas e será apresentada em outra oportunidade. As mordidas cruzadas posteriores são alterações transversais dos arcos dentais de causas multifatoriais, podendo ser causadas por:
Ocorre em meninos e meninas sem distinção e na dentição decídua (dentes de leite) quanto na dentição mista (quando começa a troca dos dentes) e se não for corrigida prossegue na dentição permanente, já que é uma condição que necessita da intervenção de um ortodontista. As mordidas cruzadas posteriores provocam alterações em todas as funções orais e levam ao desenvolvimento esquelético incorreto. Devem ser identificadas e corrigidas o mais precocemente possível para que o crescimento facial possa continuar normalmente e sejam minimizados os impactos negativos que esta má oclusão provoca na face. O tipo de tratamento e a indicação do aparelho são decididos após o diagnóstico, que se baseia em avaliação clínica, radiográfica e de modelos das arcadas dentárias do paciente. Dependendo destas avaliações pode se indicar diferentes tipos de aparelhos.
De maneira geral, quando a mordida cruzada posterior envolve vários dentes de um lado ou dos dois lados da arcada, indica que existe um estreitamento da arcada superior, também chamado de atresia da maxila e pode comumente estar relacionado a problemas respiratórios, genética e hábitos deletérios. Nestes casos o tratamento indicado é a Expansão Rápida da Maxila. Por outro lado, quando apenas um dente se apresenta cruzado o problema pode estar relacionado à perda prematura de um dente decíduo o que pode acarretar falta de espaço para erupção do dente permanente, levando-o a erupcionar fora da posição (o superior mais para dentro da arcada ou o inferior mais para fora). Nestes casos a correção pode ser feita com placas móveis, aparelhos fixos, etc. É muito importante salientar a importância de visitar um ortodontista tão logo seja observada qualquer alteração no posicionamento dos dentes ou das arcadas. A não correção da mordida cruzada no momento oportuno pode ocasionar traumas dentários, assimetrias faciais e até problemas da articulação temporomandibular, no futuro. A Clínica Rodrigues Alves conta com quase 40 anos e milhares de atendimentos bem sucedidos nas áreas de clínica geral, clareamento dental, DTM e ortodontia. Atendemos pacientes de Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Barra do Piraí e toda a região Sul Fluminense. Entre em contato conosco e agende já uma visita!
0 Comentários
Seu comentário será publicado após ser aprovado.
Enviar uma resposta. |
AutoriaEspaço onde a Dra. Georgina M. Alves Rodrigues e o Dr. Elias Rodrigues Alves compartilham um pouco sobre os tópicos de seu interesse na Odontologia e Ortodontia. Arquivo
Agosto 2020
Categorias
Todos
|