CLÍNICA RODRIGUES ALVES

  • Sobre nós
  • Serviços
  • Diferenciais
  • Dicas
  • Contato
  • Blog
  • Sobre nós
  • Serviços
  • Diferenciais
  • Dicas
  • Contato
  • Blog

Blog do Dentista Volta Redonda

Novidades e Dicas de Ortodontia

Diferentes Tipos de Aparelhos Ortodônticos e Sua Utilização

26/6/2020

0 Comentários

 

Quando o paciente apresenta um caso de má oclusão, recomenda-se uma consulta com o Ortodontista para identificar a necessidade do uso de aparelho ortodôntico e o tipo mais indicado

A Ortodontia é a especialidade odontológica que trata dos problemas decorrentes das alterações das bases esqueléticas faciais e das más posições dentárias. Envolve abordagens preventivas e corretivas. Deve-se salientar que é importantíssimo fazer um diagnóstico adequado para justificar a decisão do tipo de aparelho a ser utilizado.

A Ortopedia Funcional dos Maxilares é a parte da Ortodontia indicada para o tratamento das discrepâncias esqueléticas da face. É preferencialmente usada em pacientes que estão em fase de crescimento já que pode trabalhar promovendo ou orientando o crescimento, com a intenção de harmonizar os vários componentes do esqueleto facial. É preciso um entendimento bem sedimentado para que se possa controlar artificialmente este processo natural em todos os seus aspectos.

​A Ortopedia  funcional dos maxilares também auxilia na correção de várias condições de hábitos iatrogênicos que não resolvidos na fase certa, contribuem para o surgimento de más oclusões ou para o agravamento de condições pré-existentes. Os aparelhos funcionais são mais comumente apresentados como aparelhos móveis, entretanto temos também os aparelhos funcionais fixos como os disjuntores maxilares e os propulsores mandibulares. 
Aparelho Funcional

Os aparelhos funcionais móveis são indicados para pacientes em crescimento, portanto crianças, e seu uso requer do paciente e dos familiares bastante disciplina a fim de alcançar o resultado almejado. Este tem sido em toda história da ortodontia, um dos fatores que dificultam a aceitação de sua indicação por muitos pais e responsáveis, o que é uma pena, pois esta abordagem terapêutica na fase de crescimento e para os problemas indicados, é comprovadamente bastante eficiente.

Os aparelhos funcionais fixos do tipo disjuntores maxilares e suas variações podem ser usados em idades mais precoces para o tratamento da atresia maxilar e como auxiliar para o tratamento da mordida cruzada anterior e posterior. Os propulsores mandibulares são usados para o tratamento das discrepâncias mandibulares em pacientes jovens e adolescentes.

Os aparelhos móveis são também indicados para contenção após o fim do tratamento ortodôntico. Em geral são utilizados na maxila e são confeccionados em acrílico com arcos e grampos em fios de aço inoxidável e tem a função de estabilizar os resultados obtidos. Muitas vezes em pacientes adultos ou jovens que apresentem algum distúrbio articular ou mesmo uma disfunção muscular, pode ser indicado o uso de aparelho ortopédico funcional.
 
Aparelho Fixo

O aparelho fixo é um sistema em que bráquetes e fios que são posicionados nos dentes de acordo com um diagnóstico e planejamento prévio e que têm por objetivo movimentar os dentes para suas posições mais favoráveis em sua base apical, a fim de alcançar a oclusão ideal.

Desde os primórdios da ortodontia o desenvolvimento técnico dos dispositivos ortodônticos tem sido uma constante, bem como o surgimento de novas técnicas e o aprimoramento das técnicas existentes. Assim, através do tempo passamos por aparelhos simples até chegarmos aos mais sofisticados nos dias de hoje.

Existem muitas técnicas dentro da ortodontia fixa e não é correto dizer que uma é melhor que outra já que o profissional capacitado e treinado é capaz de executar qualquer planejamento dentro da técnica de sua preferência. Vale ressaltar que com o avanço tecnológico dos dias atuais, a ortodontia tem aumentado muito o seu arsenal terapêutico, passando da ortodontia convencional para a ortodontia com braquetes autoligados até chegarmos aos dias de hoje a uma ortodontia em que é possível fazer uma prescrição individualizada de bráquetes,  que são confeccionados em impressoras 3D de acordo as características individuais de cada dente do paciente.

Além das diferentes técnicas e seus dispositivos, o ortodontista tem a sua disposição diversos recursos auxiliares que lhe possibilita alcançar resultados mais satisfatórios –barra palatina, quadrihélice, arco lingual, mini-implantes e mini placas usadas para ancoragem e outros.
 
Aparelho Metálico ou Estético?

Independente da técnica ortodôntica empregada, pode se escolher entre aparelhos metálicos e estéticos. Os aparelhos estéticos proporcionam muito conforto estético e são em geral solicitados por pacientes que valorizam a estética e querem manter uma boa aparência do sorriso independente de estar em tratamento. Os tipos de aparelhos estéticos encontrados são: porcelana, safira e policarbonato sendo os de safira e porcelana os mais indicados por sua estética e qualidade.

Para os pacientes que se preocupam com a estética existe ainda o aparelho lingual. Neste tipo de aparelho os braquetes são colados na face lingual dos dentes e ele fica imperceptível.
Atualmente tem sido muito procurado nas clínicas ortodônticas os aparelhos do tipo Alinhadores. Eles são invisíveis, e são constituídos por uma série de moldeiras confeccionadas em acetato em uma sequência montada de acordo com os problemas listados no diagnóstico e planejamento do caso.

​Como podemos observar pelo exposto acima, a ortodontia tem nos dias de hoje muitas ferramentas e técnicas disponíveis para que os objetivos do tratamento que são determinados pelo diagnóstico e planejamento possam ser alcançados e assim satisfazer as aspirações e necessidades dos pacientes.
Disjuntor Maxilar
Aparelho Ortopédico Funcional Bimler
Aparelho Ortopédico Funcional - Bimler
Aparelho Ortopédico Funcional Bimler
Aparelho Fixo
Aparelho Fixo
Placa de contenção
Placa de contenção instalada
Barra Transpalatina
Disjuntor Maxilar com ganchos
Imagem
Máscara Facial
Quadrihélice
Arco Lingual e Aparelho Fixo
Aparelho Fixo de Porcelana
Aparelho Fixo de Porcelana
Imagem
Bráquetes Autoligados

A Clínica Rodrigues Alves conta com quase 40 anos e milhares de atendimentos bem sucedidos nas áreas de clínica geral, clareamento dental, DTM e ortodontia. Atendemos pacientes de Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Barra do Piraí e toda a região Sul Fluminense. Entre em contato conosco e agende já uma visita! ​
0 Comentários

Mordida Cruzada Posterior - Caso Clínico

17/6/2020

0 Comentários

 
A Mordida Cruzada Posterior pode ser descrita como uma alteração no crescimento e desenvolvimento das arcadas dentárias. Quando acontecem no sentido transversal são chamadas de mordidas cruzadas posteriores, que podem ser uni ou bilateral.

Representa 18% das más oclusões na dentadura decídua e mista e 16% quando consideradas as dentaduras decídua, mista e permanente. É um tipo de má oclusão em que ocorre uma inversão dos contatos oclusais decorrente de inclinações indesejáveis dos dentes ou de deficiência na dimensão transversal da maxila.

A etiologia desta má oclusão pode estar relacionada a fatores como hábitos bucais deletérios, obstrução das vias aéreas superiores e respiração bucal, perda precoce ou retenção prolongada dos dentes decíduos, deglutição atípica e fatores genéticos.

Sintetizando: as mordidas cruzadas têm como etiologia os fatores dentários, funcionais e esqueléticos.

A mordida cruzada causada por fatores dentários pode ser devido a alterações na inclinação dos dentes, na retenção prolongada de dentes decíduos e na presença de dentes supra ou extranumerários.

Os fatores funcionais definem uma mordida cruzada por desvio da mandíbula que busca se posicionar de maneira a obter a mínima dimensão vertical e assim ter maior conforto na mastigação (Leis Planas da Oclusão). Quando o profissional clinicamente faz a manipulação da mandíbula, a oclusão se apresenta normal ou em relação de topo a topo, que é quando os dentes ocluem tocando ponta de cúspide com ponta de cúspide.

Como fatores esqueléticos, a mordida cruzada é devida a alterações morfológicas da maxila ou da mandíbula, existindo alteração nas estruturas ósseas como mandíbula aumentada e maxila diminuída ou uma combinação destas alterações.

As mordidas cruzadas posteriores podem se apresentar com envolvimento de apenas um elemento dentário ou com mais dentes e o conceito clínico é de que quanto maior o número de dentes envolvidos, maior o comprometimento esquelético da má oclusão.

A análise das inclinações axiais dos dentes assim como a comparação das dimensões transversais da maxila e mandíbula, pode indicar comprometimento dentário ou esquelético. A elucidação deste fator depende das análises de modelos e das radiografias cefalométrica em norma frontal que podem esclarecer o correto fator envolvido na má oclusão.

Considerando que as mordidas cruzadas não se autocorrigem, o tratamento precoce é de importância vital, pois previne a instalação de desvios esqueléticos permanentes e tensões e pressões anormais que aplicadas pelos músculos mastigatórios e faciais sobre o complexo ósseo após um longo período levam ao surgimento de assimetrias faciais, problemas estes cuja correção é difícil e normalmente demanda o uso de cirurgia ortognática.

A mordida cruzada posterior não tratada é um fator fortemente associado a problemas da articulação temporomandibular.

A atitude não intervencionista pode provocar consequências graves como desvio do crescimento facial normal, assimetria mandibular e facial, problemas na articulação temporomandibular e compensações no desenvolvimento do osso alveolar para que haja um encaixe dos dentes na condição de mordida cruzada.

​A correção precoce baseia-se na devolução das dimensões transversais dos arcos dentários, quer pela correção das inclinações axiais dos dentes posteriores, ou pela expansão ortopédica da maxila com o uso de diversos dispositivos existentes na prática ortodôntica como o Disjuntor Palatino de Haas, de McNamara, Hirax, Placas Expansoras, Quadrihélice, Aparelhos Ortopédicos Funcionais, aparelhos fixos e Disjunção Palatina cirurgicamente assistida.

Sequência demonstrando a confecção e a instalação de um aparelho Disjuntor de McNamara

Sequência de instalação de aparelho Disjuntor de McNamara

Caso clínico de mordida cruzada na dentição decídua

Caso clínico de mordida cruzada em dentição permanente paciente adolescente

Caso clínico de mordida cruzada posterior tratada com Quadrihélice


A Clínica Rodrigues Alves conta com quase 40 anos e milhares de atendimentos bem sucedidos nas áreas de clínica geral, clareamento dental, DTM e ortodontia. Atendemos pacientes de Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Barra do Piraí e toda a região Sul Fluminense. Entre em contato conosco e agende já uma visita! ​
0 Comentários

Mordida Cruzada Posterior - Entenda o que é

17/6/2020

0 Comentários

 
Podemos definir oclusão estaticamente normal como sendo aquela em que os dentes da arcada superior se posicionam por fora dos dentes da arcada inferior. Esta configuração estática vai permitir que os movimentos funcionais de mastigação, deglutição, fonação e respiração ocorram de maneira adequada.
​Quando ocorrem alterações no sentido transversal, em que um ou mais dentes da arcada superior ficam posicionados por dentro em relação ao inferior, temos uma má oclusão chamada mordida cruzada posterior.
Picture
Existe também a mordida cruzada anterior que acontece na região anterior das arcadas e será apresentada em outra oportunidade. As mordidas cruzadas posteriores são alterações transversais dos arcos dentais de causas multifatoriais, podendo ser causadas por:
  • Hábitos bucais deletérios
  • Obstrução das vias aéreas superiores, que leva a respiração bucal
  • Perda precoce ou retenção prolongada de dentes decíduos
  • Deglutição atípica
  • Fatores genéticos
Ocorre em meninos e meninas sem distinção e na dentição decídua (dentes de leite) quanto na dentição mista (quando começa a troca dos dentes) e se não for corrigida prossegue na dentição permanente, já que é uma condição que necessita da intervenção de um ortodontista.
​
As mordidas cruzadas posteriores provocam alterações em todas as funções orais e levam ao desenvolvimento esquelético incorreto.  Devem ser identificadas e corrigidas o mais precocemente possível para que o crescimento facial possa continuar normalmente e sejam minimizados os impactos negativos que esta má oclusão provoca na face.

O tipo de tratamento e a indicação do aparelho são decididos após o diagnóstico, que se baseia em avaliação clínica, radiográfica e de modelos das arcadas dentárias do paciente. Dependendo destas avaliações pode se indicar diferentes tipos de aparelhos.
  • Disjuntor maxilar
  • Placas móveis de acrílico com torno expansor
  • Aparelhos ortopédicos
De maneira geral, quando a mordida cruzada posterior envolve vários dentes de um lado ou dos dois lados da arcada, indica que existe um estreitamento da arcada superior, também chamado de atresia da maxila e  pode comumente estar relacionado a problemas respiratórios, genética e hábitos deletérios. Nestes casos o tratamento indicado é a Expansão Rápida da Maxila.

Por outro lado, quando apenas um dente se apresenta cruzado o problema pode estar relacionado à perda prematura de um dente decíduo o que pode acarretar falta de espaço para erupção do dente permanente, levando-o a erupcionar fora da posição (o superior mais para dentro da arcada ou o inferior mais para fora). Nestes casos a correção pode ser feita com placas móveis, aparelhos fixos, etc.
​
É muito importante salientar a importância de visitar um ortodontista tão logo seja observada qualquer alteração no posicionamento dos dentes ou das arcadas. A não correção da mordida cruzada no momento oportuno pode ocasionar traumas dentários, assimetrias faciais e até problemas da articulação temporomandibular, no futuro.
              

A Clínica Rodrigues Alves conta com quase 40 anos e milhares de atendimentos bem sucedidos nas áreas de clínica geral, clareamento dental, DTM e ortodontia. Atendemos pacientes de Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Barra do Piraí e toda a região Sul Fluminense. Entre em contato conosco e agende já uma visita! ​
0 Comentários

Clareamento Dental: Em Casa ou na Clínica? Confira os Prós e os Contras de Cada Opção

12/6/2020

0 Comentários

 
Escovar os dentes, usar o fio dental e finalizar com um enxaguante. Você tem cumprido à risca todas as etapas da higiene oral, mas percebe que o seu sorriso não tem mais aquele brilho, o clareamento dental pode ser a solução. 

O clareamento dental é um procedimento minimamente invasivo e de custo relativamente baixo, tornando-o um dos tratamentos de estética odontológica mais populares. Embora o clareamento dos dentes não seja uma solução permanente para tratar as manchas ou alteração de cor dos dentes, os resultados são essencialmente imediatos e os efeitos podem durar vários meses se o paciente se dispuser a tomar cuidados básicos.
​

Quando se trata de clareamento dental, a maioria das pessoas pensa nos tratamentos administrados por dentistas em suas clínicas e consultórios. Entretanto, é possível também fazer o clareamento dental em casa. No blog post de hoje vamos comparar as duas opções.
Picture

Quais são os ingredientes ativos dos produtos usados no clareamento dental?

Não é mágica. Todos os tratamentos de clareamento dental utilizam o Peróxido de Hidrogênio ou Peróxido de Carbamida  como agente clareador. O peróxido de carbamida é um agente mais suave e seguro para uso no clareamento feito em casa, chamado de clareamento doméstico e as concentrações encontrada são  10% e 16%. O peróxido de hidrogênio em baixas concentrações, (7,5%) também  pode ser usado para esta finalidade. O peróxido de hidrogênio  na concentração de 35% e de uso estritamente profissional, já que seu uso exige a proteção dos tecidos moles adjacentes aos dentes   (gengiva, lábios,  bochechas e língua). Obviamente, os produtos de clareamento vendidos sem receita em farmácias e lojas, como tiras de branqueamento, são que têm formulação com a menor concentração de peróxido. Os agentes de clareamento para dentistas, incluindo bandejas de clareamento para uso doméstico e clareamento com laser, são muito mais fortes.
​

Diferenças básicas entre o clareamento feito em consultório (laser) e o feito em casa (com moldeira)

Clareamento a laser (aplicado em consultório odontológico)

Os resultados do clareamento dental profissional realizado em consultório tendem a ser melhores por uma série de fatores - além de utilizar produtos com maior concentração, antes de fazer o clareamento, o dentista fará um preparo dos dentes, realizando uma limpeza geral para remover placa e resíduos antes do tratamento. 


Na consulta, seu dentista ainda poderá fazer uma avaliação completa da sua saúde bucal e tirar fotos para o antes e depois. Na primeira sessão de clareamento, o dentista ainda dará ao paciente orientações sobre o que fazer para manter os dentes claros e sem manchas por mais tempo, além de agendar as próximas consultas.


Embora a técnica de clareamento dental a laser seja muito segura, pode haver contraindicações, como casos em que o paciente
apresente cálculos, placa dental ou  sangramento gengival. Não havendo nenhum destes problemas, qualquer pessoa insatisfeita com a cor do seu sorriso pode realizá-lo, desde que receba o aval de seu dentista de confiança. 


O clareamento deve ainda ser muito bem discutido com o dentista ou até evitado em
circunstâncias especiais. Pacientes muito jovens correm o risco de que o tratamento afete a polpa dental. No caso das gestante, não há estudos suficientes que comprovem a segurança do procedimento nestes casos, assim, é melhor evitar. Pacientes em tratamento oncológico devem discutir com seu dentista a segurança na realização deste procedimento. Os pacientes que possuem restaurações dentárias ou próteses, devem ser alertados quanto à possível necessidade de refazer alguns trabalhos já que os materiais restauradores e da prótese não sofrerão clareamento como os dentes.
Picture
Clareamento com moldeira (aplicado em casa)

O clareamento dental feito em casa pode ter resultados tão bons quanto o clareamento feito em consultório mas ainda assim é recomendado o acompanhamento profissional por dentista especialista em clareamentos. O procedimento caseiro é indicado para dentes naturalmente escurecidos, manchados por corantes presentes nos alimentos. 


As principais vantagens desta técnica envolve praticidade, custo reduzido, agentes clareadores menos concentrados e pode ser empregada em vários dentes ao mesmo tempo. Outra curiosidade é que o clareamento caseiro não usa uma fonte de calor externa, apresenta um boa resposta inicial e efeitos reversos muito baixos. Dentre as principais vantagens está o custo mais baixo e a relativa praticidade, já que não é necessário ir até o consultório para realizar o tratamento.


Nada de fazer clareamento com aquela receita da internet ou que você recebeu naquele grupo do WhatsApp! É muito comum que tratamento de clareamento caseiros sem acompanhamento causem
reações adversas, como sensibilidade dentária ou até inflamação gengival. 


​Caso ocorra alguma reação adversa ao tratamento caseiro, é importante fazer uma consulta ao dentista, que então avaliará a necessidade de
intervir com aplicação de flúor, dessensibilizantes ou cremes dentários. Em alguns casos pode ser recomendada a suspensão do tratamento caseiro.
Picture

Posso fazer clareamento dental usando aparelho fixo?

O clareamento dental caseiro não deve ser feito durante o tratamento ortodôntico mas  nos casos em que haja indicação, o clareamento a laser pode ser realizado com segurança, já  que a presença dos acessórios  ortodônticos, dificulta  o uso da moldeira de clareamento doméstico. 

Se o paciente não apresentar nenhuma das contra indicações que mencionamos acima, o ortodontista pode liberar o clareamento dentário. É importante ressaltar que, para que o gel seja aplicado de maneira uniforme, os dentes devem estar bem posicionados na arcada dentária, já que casos de má oclusão e dentes muito desalinhados podem impedir que o gel alcance todos os pontos importantes. 

No processo de clareamento “o gel clareador age de maneira difusa no esmalte dental, então ao penetrar irá clarear todo o elemento, até mesmo a parte que está por baixo dos bráquetes, sem contato direto com o gel”, esclarece Vinícius Barçal. Ele ressalta ainda que “ (...) por dificultar a higienização e criar uma maior área de acúmulo de placa bacteriana, os bráquetes podem levar a um maior amarelamento dos dentes, é mais indicado que se espere até o fim do tratamento.​

O que fazer após o clareamento dental?

Os principais cuidados com o clareamento dental deverão ser feitos após o procedimento! Agora que seus dentes estão branquinhos, eles precisam de mais cuidados para permanecerem assim. Em muitos casos é recomendado ainda que o paciente mude alguns hábitos pessoais!

Dicas para manter os dentes branquinhos:
  • Evitar o excesso de alimentos que  escureçam os dentes, como café, refrigerante, vinho, ketchup e frutas cítricas e investir em alimentos saudáveis no lugar dos industrializados.
  • Consultar seu dentista para revisões periódicas.
  • Manter a higiene oral após todas as refeições.
Picture


                          
A Clínica Rodrigues Alves conta com quase 40 anos e milhares de atendimentos bem sucedidos nas áreas de clínica geral, clareamento dental, DTM e ortodontia. Atendemos pacientes de Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Barra do Piraí e toda a região Sul Fluminense. Entre em contato conosco e agende já uma visita! 
​
0 Comentários

Aparelho Ortodôntico: Como Pacientes de Ortodontia Podem Manter uma Boa Higiene Bucal

5/6/2020

0 Comentários

 
​Acabou de colocar aparelho fixo e está na dúvida de que cuidados especiais tomar? Venha conosco que nós vamos simplificar este processo pra você!

Não se espante, mas você deverá se preparar para o fato de que cuidar dos dentes será mais difícil depois que você começar a usar aparelho. Se você já usa, este blog também é pra você, ja que aparelho fixo é projeto de longo prazo e, quanto antes você começar a cuidar da higiene bucal, menos problemas você terá quando retirar o aparelho ortodôntico.

A estrutura dos bráquetes, os famosos ferrinhos do aparelho ortodôntico,  possui espaços minúsculos que acabam se tornando depósitos de resíduos alimentares e bactérias. Estes residuos presos acabam levando à formação de placa bacteriana, o que pode acarretar muitos outros problemas dentários.

Assim, é muito importante manter uma rotina de higiene bucal que, apesar de parecer tediosa ou excessiva, é importante para evitar o surgimento de sérios problemas de saúde bucal, forçá-lo a passar mais tempo com aparelho ou causar manchas desagradáveis nos dentes.

Papais e mamães, atenção! Quando levamos nossos filhos ao ortodontista devemos estar cientes que esta responsabilidade extra é necessária e é algo que vocês e seus filhos devem estar preparados para cumprir.

Aparelhos Ortodônticos Fazem Muito Mais do que Melhorar seu Sorriso

A maioria das pessoas vão aos consultórios de ortodontistas por questões estéticas. Quem não quer ter um sorriso bonito e marcante? Afinal, ele é o nosso cartão de visitas.
Mas, o aparelho ortodôntico desempenha um papel ativo na correção de dentes apinhados (encavalados) e desalinhados, corrige má oclusão e mordidas cruzadas, dificuldade em fechar a boca, dores faciais, dentre outros. 
​

Cuidar bem da higiene bucal quando se faz uso de aparelho ajudará a garantir que você não desenvolva cáries gengivite durante o tratamento. A higiene bucal adequada também ajudará a garantir que seu tratamento permaneça nos trilhos e que você não precise usar o aparelho por mais tempo do que o planejado originalmente. 
​

Ninguém quer usar aparelho por mais tempo do que precisa, portanto, cuide dos dentes durante este processo para evitar atrasos e complicações.

O Ortodontista é Seu Aliado

Limpar todos os cantos e recantos entre os dentes, os bráquetes e os fios pode ser um desafio, especialmente na parte posterior da boca (fundo). Seu ortodontista é o seu melhor aliado na tarefa de entender quais são as melhores ferramentas e a melhor rotina a adotar para cada tipo diferente de aparelho, de modo a facilitar todo o processo de higiene bucal. 

​Ferramentas como escovas interdentais que você pode usar para limpar os  bráquetes e os fios antes de usar o fio dental e a escova podem realmente fazer a diferença. Pergunte também sobre o passa fio ortodôntico, uma ferramenta que se assemelha a uma agulha utilizada para passar o fio dental em lugares difíceis de alcançar. Além disso, caso seu aparelho seja do tipo transparente, deve-se tomar cuidado na escolha do enxaguante bucal, que pode manchar os bráquetes.

Rotina de Higiene Bucal para Pacientes Ortodônticos

Um passo a passo:
  • Enxágue a boca com água para começar a soltar as partículas de alimentos que ficam presas ao redor do aparelho;
  • É hora de usar o fio dental. Sabemos que é chato, mas é realmente importante, especialmente quando você tem aparelhos tradicionais. Converse com seu ortodontista sobre ferramentas especiais para passagem de fio dental, como passa fios, que podem facilitar o trabalho;
  • Segurando uma escova de dentes de cerdas macias em um ângulo de 45 ° fica mais fácil contornar os bráquetes e os fios do seu aparelho. Escovar de cima para baixo em todos ajudará a remover resíduos e placas. Não apresse o processo;
  • Em seguida, você pode escovar os dentes segurando a escova novamente em um ângulo de 45 °, mas desta vez na linha da gengiva. Use um movimento circular de escovação em todas as superfícies de cada dente. Seja gentil e não se apresse!
  • Usando uma escova interdental, limpe entre todos os bráquetes. Isso ajudará a remover resíduos que podem ser difíceis de alcançar com a sua escova de dentes comum; e
  • Finalmente, é hora de enxaguar a boca com água ou um pouco de enxaguante bucal. Verifique seus aparelhos, dentes e gengivas no espelho, e certifique-se que não restou nenhum resíduo preso nos bráquetes!
Picture
Ter o acompanhamento de um ortodontista experiente e qualificado, além de um clínico geral, ajudará a garantir que seus dentes permaneçam saudáveis durante todo o tratamento. É recomendado fazer limpezas regulares na clínica para complementar sua rotina de higiene bucal e poderão procurar sinais de alerta de que há nenhum problema. Ter suporte dos profissionais certos faz toda a diferença. Mantenha uma comunicação aberta com todos e leve a sua saúde bucal a sério!

​Para obter mais informações sobre como manter a higiene adequada ao usar aparelho, entre em contato com a Clínica Rodrigues Alves hoje! 
0 Comentários

Como a Odontologia e a Ortodontia Podem Aumentar Sua Auto Autoestima

5/6/2020

0 Comentários

 

De que formas o Ortodontista e o Dentista Podem te Ajudar a ter mais Confiança?

Reza o dito popular que o nosso sorriso é o nosso melhor cartão de visita! E, verdade seja dita, realmente tendemos a nos sentir mais confiantes e até bonitos quando temos um sorriso alinhado, com dentes brancos e gengivas saudáveis!

Além de autoestima, uma boca saudável e um sorriso bonitos influenciam na forma como navegamos a vida, nos relacionamentos profissionais e, até mesmo, pessoais. Especialmente na era da informação e das mídias sociais, onde nos relacionamos e apresentamos ao mundo também por meio de selfies e do compartilhamento do nosso dia a dia, ter um sorriso harmônico é cada vez mais desejado.

Além de procedimentos estéticos no corpo, cabelo e pele, a odontologia também oferece ferramentas que vão complementar outros tratamentos ou procedimentos para harmonizar a aparência daquela pessoa. E com razão - pessoas mais sorridentes são frequentemente consideradas mais empáticas, simpática e felizes!

​Nem sempre é o caso mas no dia a dia do consultório ouvimos da maioria dos pacientes adultos que sentem vergonha do sorriso torto, ou dos dentes escuros e manchados. Assim, o ortodontista e o dentista podem sim ajudar a melhorar a autoestima dos pacientes ao proporcionar a eles um sorriso mais branco, alinhado e saudável!
Imagem
Como Problemas Bucais Podem Impactar a Vida Social?

Desde pequenos somos ensinados a escovar os dentes após as principais refeições, a não nos esquecer de passar o fio dental pelo menos duas vezes ao dia, e também a usar o enxaguante bucal! Aprendemos que além destes cuidados, a visita regular ao dentista também é muito importante e cruciais para uma boa manutenção da nossa saúde bucal

Muito embora nem todo mundo se preocupe com a placa bacteriana e o mau hálito causados por uma higiene bucal mal feita, a maioria das pessoas quer ter uma boca saudável e um sorriso bonito! Se pegar as fotos da turma e observar quem sorri com os lábios fechados, quase com certeza serão os colegas que tem dentes tortos! Chega a ser até um reflexo involuntário para muitas pessoas. Não é difícil entender como a insatisfação com o sorriso tem correlação direta com uma mais baixa qualidade de vida e manifestação de satisfação pessoal.

Felizmente a Odontologia e a Ortodontia trazem soluções eficazes para auxiliar no processo de reconquista da autoestima de pacientes com problemas bucais! Vamos conferir alguns deles abaixo:
​
1. Profilaxia

A profilaxia na odontologia consiste na limpeza dental, aquela que o dentista faz por praxe na maioria das consultas. Mesmo sendo de grande importância, muitas pessoas acabam adiando a visita ao consultório do dentista pois acham que não estão com cárie. No entanto, a visita de profilaxia é muito importante e deve ser feita no mínimo de 6 em 6 meses.

Nesta visita, o dentista vai retirar toda a placa bacteriana que se acumula nos dentes e que pode manchar os dentes, facilitar o desenvolvimento de gengivite, além de gerar cáries!

​Para quem usa aparelho fixo, é importante perguntar ao ortodontista sobre a periodicidade indicada das consultas de profilaxia com um dentista! E não se esqueça: Para manter um sorriso saudável, não deixe de agendar a sua consulta de profilaxia pelo menos duas vezes ao ano!
Imagem
2. Clareamento Dental

​
Se você escova bem os dentes, usa o fio dental, evitar alimentos com corantes ou que mancham o esmalte e, ainda assim, tem os dentes amarelados, o clareamento dental pode ser a solução!

O clareamento dental é um procedimento minimamente invasivo e de custo relativamente baixo, tornando-o um dos tratamentos de estética odontológica mais populares. Embora o clareamento dos dentes não seja uma solução permanente para tratar as manchas ou alteração de cor dos dentes, os resultados são essencialmente imediatos e os efeitos podem durar vários meses se o paciente se dispuser a tomar cuidados básicos.

Os principais cuidados com o clareamento dental deverão ser feitos após o procedimento! Agora que seus dentes estão branquinhos, eles precisam de mais cuidados para permanecerem assim. Em muitos casos é recomendado ainda que o paciente mude alguns hábitos pessoais como:
  • Evitar o excesso de alimentos que  escureçam os dentes, como café, refrigerante, vinho, ketchup e frutas cítricas e investir em alimentos saudáveis no lugar dos industrializados.
  • Consultar seu dentista para revisões periódicas.
  • Manter a higiene oral após todas as refeições.
Imagem
3. Correção dos Dentes Desalinhados com Aparelho Ortodôntico

A ortodontia tem como objetivos a prevenção e a resolução de problemas de crescimento e desenvolvimento da mordida, face e arcos dentários de maneira eficaz, com o uso de aparelhos ortodônticos.

​O tratamento ortodôntico é o mais recomendável quando há desalinhamento dos dentes, assimetria facial e mordida cruzada, amos fatores que prejudicam não apenas a estética do sorriso mas também podem trazer problemas para a saúde. 
Imagem
É certo que além destes, a Odontologia ainda oferece diversos outros tratamentos que podem ajudar a melhorar o sorriso e, consequentemente, a autoestima do paciente! Se você se incomoda com algo no seu sorriso, agende uma consulta com o cirurgião dentista de sua confiança. Ele poderá indicar quais são os procedimentos e eventuais tratamentos necessários para que você tenha uma melhora significativa na sua saúde bucal e no seu sorriso!

A Clínica Rodrigues Alves conta com quase 40 anos e milhares de atendimentos bem sucedidos nas áreas de clínica geral, clareamento dental, DTM e ortodontia. Atendemos pacientes de Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Barra do Piraí e toda a região Sul Fluminense. Entre em contato conosco e agende já uma visita! 
​
0 Comentários

    Autoria

    Espaço onde a Dra. Georgina M. Alves Rodrigues e o Dr. Elias Rodrigues Alves compartilham um pouco sobre os tópicos de seu interesse na Odontologia e Ortodontia.

    Arquivo

    Agosto 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020

    Categorias

    Todos
    Adolescência
    Aparelho
    Aparelho Ortodôntico
    Chupar Dedo
    Chupeta
    Clareamento
    Dor De Dente
    Dor Mandibular
    DTM
    Escovação
    Estética
    Hábitos Deletérios
    Higiene Oral
    Invisalign
    Mamadeira
    Má Oclusão
    Mordida Aberta
    Mordida Cruzada
    Odontologia
    Ortodontia
    Profilaxia
    Saúde Bucal

    Feed RSS


Clinica Rodrigues Alves
Shopping 33- Torre II
Rua 40 - Número 14 - Sala 1515

Volta Redonda - RJ
27260-200

Tel.: (24) 3343-4172


DENTISTAVOLTAREDONDA.COM
Whatsapp: (24) 98839-7342
Site powered by Ingols Digital